Apresentação Modelos Yamaha Motocross 2016
Marca apresenta novos modelos da linha 2016
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação Yamaha

Yamaha YZ450F 2016
YZ450F 2016

Yamaha YZ450F 2016

Yamaha YZ450F 2016 60th Aniversary Edition
As principais mudanças da Yamaha YZ450F 2016 são as seguintes:
Confira também os vídeos de apresentação e as fichas técnicas das motos no final do artigo
- Novo dispositivo eletrônico de largada, denominado Launch Control System (LCS), que limita a perda de tração nas saídas de largada em 1ª e 2ª marchas. O sistema é acionado por um botão no lado esquerdo do guidão em marcha lenta e ao contrário de outros sistemas similares, que apenas atrasam a ignição e diminuem a faísca, o LCS monitora a central eletrônica constantemente para ajustar a potência às condições específicas.
Veja também: Apresentação KTM 450 SX-F, KTM 350 SX-F e KTM 250 SX-F 2016
- Novo comando de válvulas - que passou por pequenas mudanças nos tempos de válvulas para melhorar a eficiência -, novo acionador do comando de escape e novas molas nas válvulas de escape.
- Yamaha Power Tuner, acessório vendido separadamente para ajustes da injeção e motor através de um notebook.
Confira também os vídeos de apresentação e as fichas técnicas das motos no final do artigo
- Novo dispositivo eletrônico de largada, denominado Launch Control System (LCS), que limita a perda de tração nas saídas de largada em 1ª e 2ª marchas. O sistema é acionado por um botão no lado esquerdo do guidão em marcha lenta e ao contrário de outros sistemas similares, que apenas atrasam a ignição e diminuem a faísca, o LCS monitora a central eletrônica constantemente para ajustar a potência às condições específicas.
Veja também: Apresentação KTM 450 SX-F, KTM 350 SX-F e KTM 250 SX-F 2016
- Novo comando de válvulas - que passou por pequenas mudanças nos tempos de válvulas para melhorar a eficiência -, novo acionador do comando de escape e novas molas nas válvulas de escape.
- Yamaha Power Tuner, acessório vendido separadamente para ajustes da injeção e motor através de um notebook.

Pedaleiras estão 5mm mais baixas

Disco dianteiro cresceu para 270mm também na 250F
- Melhorias na embreagem e transmissão: mudaram o acionador de embreagem e o limitador do acionamento das mudanças, com 20% a mais de carga na mola. Segundo a fábrica, as mudanças permitem trocas de marchas mais agressivas, rápidas e eficientes.
- Novo freio dianteiro: o disco cresceu para 270mm.
- Novo ajuste de suspensões: o garfo dianteiro tem um novo "off-set” de 25mm, três a mais que o ano anterior graças às novas mesas de direção. Com sistema que separa o ar do óleo, o garfo dianteiro tem novo acerto refinado na compressão e no retorno.
- A suspensão traseira também mudou, com novos ajustes de baixa e alta velocidade na compressão. Uma nova mola, com carga ligeiramente menor, foi instalada para casar com o novo ajuste.
- Novo freio dianteiro: o disco cresceu para 270mm.
- Novo ajuste de suspensões: o garfo dianteiro tem um novo "off-set” de 25mm, três a mais que o ano anterior graças às novas mesas de direção. Com sistema que separa o ar do óleo, o garfo dianteiro tem novo acerto refinado na compressão e no retorno.
- A suspensão traseira também mudou, com novos ajustes de baixa e alta velocidade na compressão. Uma nova mola, com carga ligeiramente menor, foi instalada para casar com o novo ajuste.

Á esquerda o botão para acionar o novo LCS - Lauch Control System
- Mudanças no chassis: a montagem do eixo do braço oscilante é 12mm mais larga, proporcionado maior rigidez lateral. A seção inferior do quadro foi alargada para receber a peça. Mudanças nos suportes do motor proporcionam maior rigidez no quadro. As pedaleiras foram montadas 5mm mais baixas.

O ponto de montagem do braço oscilante no quadro é 12mm mais largo
- Novos gráficos, novo suporte da ponteira de escape e bomba d’água revisada.
Yamaha YZ250F 2016

Yamaha YZ250F 2016

Yamaha YZ250F 2016
Mudanças no motor: a 250cc recebeu um pistão completamente novo, com cabeça chata, coroa mais estreita e pino mais curto. O conjunto ficou 18g mais leve. O pistão também recebeu novos "veios” na parte interna e melhorias na vaporização de óleo que reduzem a temperatura de funcionamento em cerca de 10º em relação ao modelo anterior. A biela também recebeu novas especificações para melhorar a durabilidade em situações de altas rotações.
Os contra-pesos e balanceadores do virabrequim foram revisados para permitir um torque mais linear em uma gama maior de rotações, além de reduzir as vibrações. A central eletrônica mudou a forma de corte da ignição, agora mais suave.
Ambas as suspensões saem de fábrica com novos ajustes, seguindo as dicas dos pilotos de testes da marca.
Os contra-pesos e balanceadores do virabrequim foram revisados para permitir um torque mais linear em uma gama maior de rotações, além de reduzir as vibrações. A central eletrônica mudou a forma de corte da ignição, agora mais suave.
Ambas as suspensões saem de fábrica com novos ajustes, seguindo as dicas dos pilotos de testes da marca.

Yamaha YZ250F
Embreagem e transmissão receberam as mesmas melhorias da 450cc (leia acima).
Assim como a 450cc, a 250cc também ganhou disco de freio dianteiro de 270mm.
Yamaha YZ250 e Yamaha YZ125 2 Tempos

Yamaha YZ250 2 Tempos
Permanecem as mesmas motos apenas com mudanças nos adesivos, corrente dourada e aros de rodas pretos.

Yamaha YZ250 2 Tempos

Yamaha YZ125 2016

Yamaha YZ125 2016

Yamaha YZ85 2016

Yamaha YZ85 2016

Nos EUA a Yamaha disponibiliza também a versão X da YZ250 para off-road com aro traseiro 18, corrente com o ring e ajustes amansados no motor

Yamaha WR 250F 2016

A WR 250F 2016 recebeu apenas mudanças estéticas

Fichas Técnicas
Ficha Técnica | 2016 YZ450F & YZ450F 60thAnniversary |
Motor | |
Tipo | Refrigeração Líquida, DOHC, 4 tempos, 4 válvulas |
Deslocamento | 449cc |
Diâmetro x Curso | 97.0 mm x 60.8 mm |
Taxa de Compressão | 12.5 : 1 |
Lubrificação | Cárter úmido |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Ignição | TCI |
Partida | Pedal |
Câmbio | 5 marchas |
Transmissão Final | Corrente |
CHASSIS | |
Quadro | Alumínio Berço-Semiduplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido |
Curso | 310 mm |
Cáster | 27º 15 |
Trail | 118 mm |
Suspensão Traseira | Braço elástico com links |
Curso | 315 mm |
Freio Dianteiro | Hydraulic Disco, Ø 270 mm |
Freio Traseiro | Hydraulic Disco, Ø 245 mm |
Pneu Dianteiro | 80/100-21 51M |
Pneu Traseiro | 110/90-19 62M |
Dimensões | |
Comprimento | 2,180 mm |
Largura | 825 mm |
Altura | 1,280 mm |
Altura do Assento | 965 mm |
Entreeixos | 1,480 mm |
Distância Livre do Solo | 330 mm |
Peso em ordem de marcha (com tanque cheio) | 112 kg |
Capacidade de Combustível | 7.5 litros |
Capacidade de óleo | 0.95 litros |
Ficha Técnica | 2016 YZ250F & YZ250F 60thAnniversary |
Motor | |
Tipo | Refrigeração Líquida, DOHC, 4 tempos, 4 válvulas |
Deslocamento | 250cc |
Diâmetro x Curso | 77.0 mm x 53.6 mm |
Taxa de Compressão | 13.5 : 1 |
Lubrificação | Cárter úmido |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Ignição | TCI |
Partida | Pedal |
Câmbio | 5 marchas |
Transmissão Final | Corrente |
CHASSIS | |
Quadro | Alumínio Berço-Semiduplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido |
Curso | 310 mm |
Cáster | 26º 50 |
Trail | 118 mm |
Suspensão Traseira | Braço elástico com links |
Curso | 315 mm |
Freio Dianteiro | Hydraulic Disco, Ø 270 mm |
Freio Traseiro | Hydraulic Disco, Ø 245 mm |
Pneu Dianteiro | 80/100-21 MS32 |
Pneu Traseiro | 100/90-19 MS32 |
Dimensões | |
Comprimento | 2,170 mm |
Largura | 825 mm |
Altura | 1,280 mm |
Altura do Assento | 965 mm |
Entreeixos | 1,475 mm |
Distância Livre do Solo | 330 mm |
Peso em ordem de marcha (com tanque cheio) | 105 kg |
Capacidade de Combustível | 7.5 litros |
Capacidade de óleo | 0.9 litros |
Ficha Técnica | 2016 YZ250 |
Motor | |
Tipo | Refrigeração Liquida, 2 Tempos, admissão por palhetas, YPVS no escape |
Deslocamento | 249cc |
Diâmetro x Curso | 66.4 mm x 72.0 mm |
Taxa de Compressão | 8.9 ~ 10.6 : 1 |
Lubrificação | Premix |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Alimentação | Keihin PWK38S/1 |
Ignição | CDI |
Partida | Pedal |
Câmbio | 5 marchas |
Transmissão Final | Corrente |
CHASSIS | |
Quadro | Alumínio berço semi-duplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido |
Curso | 300 mm |
Cáster | 26º |
Trail | 109 mm |
Suspensão Traseira | Braço elástico com links |
Curso | 315 mm |
Freio Dianteiro | Disco, Ø 250 mm |
Freio Traseiro | Disco, Ø 245 mm |
Pneu Dianteiro | 80/100-21 51M |
Pneu Traseiro | 110/90-19 62M |
Dimensões | |
Comprimento | 2,147 mm |
Largura | 827 mm |
Altura | 1,299 mm |
Altura do Assento | 976 mm |
Entreeixos | 1,446 mm |
Distância Livre do Solo | 367 mm |
Peso em ordem de marcha (com tanque cheio) | 103 kg |
Capacidade de Combustível | 8.0 litros |
Capacidade de óleo | 0.8 litros |
Ficha Técnica | 2016 YZ125 |
Motor | |
Tipo | Refrigeração Liquida, 2 Tempos, admissão por palhetas, YPVS no escape |
Deslocamento | 125cc |
Diâmetro x Curso | 54.0 mm x 54.5 mm |
Taxa de Compressão | 8.6 ~10.7 : 1 |
Lubrificação | Premix |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Alimentação | Mikuni TMX38 |
Ignição | CDI |
Partida | Pedal |
Câmbio | 6 marchas |
Transmissão Final | Corrente |
CHASSIS | |
Quadro | Berço semi-duplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido |
Curso | 300 mm |
Cáster | 26º |
Trail | 109 mm |
Suspensão Traseira | Braço elástico com links |
Curso | 315 mm |
Freio Dianteiro | Disco, Ø 250 mm |
Freio Traseiro | Disco, Ø 245 mm |
Pneu Dianteiro | 80/100-21 51M |
Pneu Traseiro | 100/90-19 57M |
Dimensões | |
Comprimento | 2,137 mm |
Largura | 825 mm |
Altura | 1,295 mm |
Altura do Assento | 975 mm |
Entreeixos | 1,445 mm |
Distância Livre do Solo | 363 mm |
Peso em ordem de marcha (com tanque cheio) | 94 kg |
Capacidade de Combustível | 8.0 litros |
Capacidade de óleo | 0.7 litros |
FONTE: MOTOX - Não deixem de visitar o site www.motox.com.br , onde vocês encontrarão muito mais informações, noticias, competições, calendários, classificados, colunas, entrevistas, reportagens, galeria de fotos, Motox TV e a Loja MotoX.