Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Voltar ao topo.
7ª Etapa Copa Motocar
52 Anos Motocar
3º Pit Stop Motocar
logo 16590

Contran: Regra para freios ABS em motos começa em 2016

« Anterior« Última» Próxima» PrimeiraCategoria:Independe
ImprimirReportar erroTags:equipe, indústria, momento, ocorre, país, segurnos, modernos e frenagem244 palavras4 min. para ler
Contran: Regra para freios ABS em motos começa em 2016 - IndependeVer imagem ampliada
Contran: Regra para freios ABS em motos começa em 2016
 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou uma nova resolução tornando obrigatória a instalação de freios com sistema ABS (antitravamento) em motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos novos nacionais e importados com motorização a partir de 300cc em 1º de janeiro de 2016. Os modelos equipados com motores inferiores a 300cc devem, obrigatoriamente, ser equipados com freios CBS (que têm atuação combinada nas rodas traseira e dianteira).

Segundo o texto da Resolução de nº 509/2014, a nova regra para os veículos duas rodas será implantada de forma gradativa, sendo exigida para 10% das motos de produção ou importação em 2016, 30% das motos em 2017, 60% das motos em 2018 e 100% das motos em 2019, completando a obrigatoriedade de todos os veículos duas rodas saírem de fábrica equipados com freios ABS ou CBS a partir de 1º de janeiro de 2019.

A Abraciclo (associação dos fabricantes) emitou nota apoiando a medida do Contran que estabele a implantação de sistemas de frenagem mais modernos e segurnos nas motocicletas no país. “Isso ocorre num momento em que a indústria de motocicletas tem se mostrado cada vez mais empenhada em oferecer novos itens de segurança aos motociclistas. Com essa Resolução, o Brasil passa a ocupar posição de destaque na América Latina em relação à segurança em duas rodas”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

Para conferir a Resolução 509/2014 clique aqui!

Foto: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
Powered by Ofen Tecnologia da Informação