Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Voltar ao topo.
4ª Etapa Maravilha
niver
Cadastre-se e receba nossas novidades:
--
logo 16590

Especial: Cinco passos para tirar a CNH digital

AnteriorPróximo
« Anterior« Última» Próxima» PrimeiraCategoria:On-Road
ImprimirReportar erroTags:infomoto, passos, documentos, impresso, existe, quantia, conferir e levando434 palavras6 min. para ler
Especial: Cinco passos para tirar a CNH digital - On-RoadVer imagem ampliada
Confira o passo a passo para obter a CNH digital, que tem o mesmo valor jurídico da versão em papel

Desde 22 de março é possível emitir a CNH digital em São Paulo e em outros 24 Estados– apenas Rio de Janeiro e Roraima ainda não aderiram a e-CNH. O documento eletrônico substitui o papel e pode ser mostrado sempre que solicitado por algum agente de trânsito e tem o mesmo valor jurídico.

Vale lembrar que, para emitir a CNH digital, não pode haver restrição no prontuário do condutor (ter ultrapassado 20 pontos ou estar com a CNH “apreendida”, por exemplo) e o documento deve estar dentro da validade.

Confira como tirar sua e-CNH (a CNH digital) no Estado de São Paulo em cinco passos:
1) CNH com QR-Code: O primeiro passo é conferir se existe o QR-code impresso na parte de trás da sua CNH em papel. Os documentos mais recentes – emitidos a partir de maio de 2017 – já devem ter esse código. Caso tenha o código é necessário fazer o cadastro no Denatran pelo site portalservicos.denatran.serpro.gov.br

2) CNH atualizada: Caso não haja o QR Code, você terá de solicitar a segunda via da CNH (ao custo de R$ 42,42) diretamente no posto do Detran da sua cidade. Com o novo documento, já com o QR-code, é necessário a fazer o cadastro no Denatran pelo site portalservicos.denatran.serpro.gov.br

3) Certificação digital: Mas, antes de solicitar sua CNH digital online, será preciso possuir um e-CPF. Trata-se de uma certificação digital (como se fosse uma assinatura online) para validar a operação. Quem deseja emitir esse documento deve procurar uma empresa certificadora que cobra a partir de R$ 164,00. Caso não queira gastar essa quantia com o e-CPF, o pedido da CNH digital pode ser feito em um posto do Detran levando a CNH original. Mas não se esqueça de fazer o cadastro no site do Denatran. Lá você conseguira o código para usar no aplicativo CNH Digital.
4) Código de ativação: Caso tenha o e-CPF e já tenha feito o cadastro no Portal do Denatran não é necessário ir ao posto do Detran, o pedido pode ser feito pela internet. Para isso basta gerar Código de Ativação preenchendo o formulário. Depois receberá um código que será utilizado no aplicativo.
5) Baixar o aplicativo: Com esse código baixe o aplicativo “CNH Digital” para aparelhos com sistema Android e iOS. O aplicativo solicitará a criação de uma senha (Pin) de 4 números. Com essa senha será possível acessar a sua CNH digital no seu smartphone ou tablet sempre que necessário.


Fonte:

Agência Infomoto

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
Powered by Ofen Tecnologia da Informação